domingo, 4 de setembro de 2011

Eu Odiei Economia!


Enquanto eu era estudante de engenharia na faculdade Lafayette nos EUA, um dos cursos requisitos foi Economia.  Esse curso foi um dos mais morosos, mais enfadonhos que eu já tinha assistido na minha vida.  Eu odiei esse curso!  Eu apenas passei o curso e decidi que nunca mais vou devotar tempo ao assunto de economia.

Essa atitude continuou até a crise econômica que começou em 2008.  Então eu comecei a pesquisar a Internet para descobrir as causas da crise.  Mais e mais, eu encontrei referências às economistas da Escola Austríaca que tinham previsto essa crise anos antes.  Eu tive que aprender o que é que esses economistas souberam que os outros, que avisaram os políticos, não souberam.  O mais que eu li, o mais interessante virou o assunto de economia.

 Agora, 50+ anos depois de formar da faculdade, estou um estudante novinho e entusiástico de economia.  De fato, acredito que todo mundo deveria estudar economia da Escola Austríaca para que entender o que está acontecendo no mundo dia a dia.

O que eu acho tão interessante é que a enfoque Austríaca de economia é simples e lógica, começando com os primeiros princípios de ação humana.  Os outros enfoques usam estatísticos e formulas complexas matemáticas, que parecem nem simples e nem lógicas.

Essa escola de economia chama-se Austríaca porque começou nas mentes de varias austríacas tal como Carl Menger, Eugen von Bohm-Berwerk, Ludwig Von Mises, e Friedrich Hayek.  As obras originais deles têm sido desenvolvidas ainda mais por economistas nos EUA e outras países, incluindo o Brasil. O movimento está crescendo rapidamente no mundo e tem centros de estudos da Escola Austríaca em muitos países.

Entre os princípios promulgados pela Escola Austríaca são a economia do mercado livre, liberdade individual, estado de direito, e direito de propriedade.  Todos esses princípios são derivados dos princípios fundamentais da Lei Natural.  Entre os proponentes famosos da Lei Natural são John Locke, Santo Agostino, Thomas Jefferson, Lysander Spooner, Murray Rothbard, and Hans Herman Hoppe.  O Dr. Hoppe foi um dos apresentadores convidados ao Seminário da Economia Austríaca em Porto Alegre em maio, 2011.  As teorias do John Locke, da Inglaterra, eram entre as influências das farroupilhas no movimento de independência de 1835 em Rio Grande do Sul.

 Em postagens no futuro, vamos explorar as idéias práticas da Escola Austríaca.  Acredito que vocês vão achar esta aventura tão empolgante como eu acho.

GremistaBob

Nenhum comentário:

Postar um comentário